A questão "Sola scriptura ou Ellen White é uma legítima profeta de Deus?" envolve dois temas centrais: a autoridade exclusiva das Escrituras (sola scriptura) e o papel profético de Ellen White dentro do movimento adventista.
Sobre "sola scriptura", os pioneiros adventistas, incluindo Ellen White, enfatizavam a importância das Escrituras como base de toda doutrina e fé. Em reuniões históricas, buscava-se "com mente e coração abertos, examinar a palavra de Deus para melhor compreender suas verdades" (
WLF 9.2). Ellen White também incentivava o estudo profundo da Bíblia e reconhecia sua supremacia.
Quanto ao dom profético de Ellen White, há diversos testemunhos e declarações em seus escritos e nos de seus contemporâneos sobre sua legitimidade como profetisa. Por exemplo:
- "Temos sido testemunhas da bênção de Deus que tem acompanhado seu testemunho fiel... Longa experiência nos ensinou que tal dom é de valor inestimável para o povo de Deus" (
1T 609.3).
- "Acredito que a obra é de Deus, e é dada para confortar e fortalecer Seu povo" (
LS 97.5).
- "Deus, em Sua providência, está abrindo país após país... e o Senhor do céu comissionou Seus anjos para cooperar com as agências humanas" (
LS 337.1).
Ellen White nunca se colocou acima das Escrituras, mas sim como alguém que aponta para elas e auxilia na compreensão de suas verdades. Ela mesma afirmou: "Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva" (referência ao princípio bíblico de Isaías 8:20).
Resumindo:
- O princípio adventista é que a Bíblia é a autoridade suprema ("sola scriptura").
- Ellen White é reconhecida, dentro do movimento adventista, como uma legítima profetisa de Deus, cujos escritos devem ser avaliados à luz das Escrituras e nunca substituí-las.
Se desejar citações mais específicas ou aprofundamento em algum aspecto, posso buscar mais detalhes nos escritos de Ellen White.
Referências:
- White, E. G. (1846). A Word to the Little Flock (WLF), p. 9.2.
- White, E. G. (1868). Testimonies for the Church, vol. 1 (1T), p. 609.3.
- White, E. G. (1915). Life Sketches of Ellen G. White (LS), pp. 97.5, 337.1.
- Bíblia Sagrada, Isaías 8:20.