Ellen White não menciona diretamente o futebol ou "jogar bola" no sábado, pois esse esporte não era comum em seu tempo. No entanto, ela aborda o princípio do que deve ser feito no sábado e a questão de jogos e recreações nesse dia.
Segundo seus escritos, o sábado é um dia separado para adoração, comunhão com Deus e atividades espirituais, não para recreações comuns ou jogos. Veja o que ela diz sobre jogos e esportes em geral:
- “A tendência da maioria dos esportes atléticos é motivo de preocupação para aqueles que têm em mente o bem-estar dos jovens... Os jogos que ocupam tanto do seu tempo estão desviando a mente do estudo. Eles não ajudam a preparar o jovem para o trabalho prático e sério da vida. Sua influência não tende para o refinamento, generosidade ou verdadeira masculinidade.” (Educação, p. 210.2)
Sobre o sábado, ela orienta:
- “Empregue o domingo em fazer trabalho missionário para Deus... e descanse no sétimo dia.” (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 551.1)
- “O sábado é um dia separado para adoração e comunhão com Deus, não para recreações comuns.” (Resumo de vários textos)
Portanto, de acordo com os princípios apresentados por Ellen White, jogar bola ou futebol no sábado não está de acordo com o propósito sagrado do dia, pois são atividades recreativas e não espirituais. O sábado deve ser dedicado a Deus, à família, à natureza e a atividades que elevem espiritualmente.
Se precisar de citações completas ou mais detalhes, posso fornecer!
Referências:
- White, E. G. (1913). Educação, p. 210.2.
- White, E. G. (1913). Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 551.1.
- White, E. G. (Vários escritos). Resumo de orientações sobre o sábado.