Não há nenhuma declaração direta nos escritos de Ellen G. White afirmando que haverá uma "terceira guerra mundial" específica. No entanto, ela escreveu que o mundo estaria cheio do espírito de guerra e que cenas de grande conflito e angústia ainda ocorreriam antes do fim:
- “O mundo está agitado com o espírito de guerra. A profecia do capítulo onze de Daniel quase atingiu seu completo cumprimento. Em breve, as cenas de angústia mencionadas nas profecias ocorrerão.” (Testemunhos para a Igreja, vol. 9, p. 14.2)
- “Vi maior angústia na terra do que já testemunhamos. Ouvi gemidos e gritos de angústia. Vi grandes companhias em batalha ativa. Ouvi o estrondo dos canhões, o choque das armas, a luta corpo a corpo. Ouvi os gemidos e as orações dos moribundos. O chão estava coberto de feridos e mortos. Vi famílias desoladas, desesperadas, e a necessidade apertando em muitos lares.” (Spiritual Gifts, vol. 4b)
Ellen G. White fala de grandes conflitos e batalhas no tempo do fim, mas não usa o termo “terceira guerra mundial”. Ela enfatiza que haverá tribulação e guerras, mas o foco está nos eventos proféticos e espirituais, não em uma designação específica como “terceira guerra mundial”.
Referências:
- White, E. G. (1909). Testemunhos para a Igreja, vol. 9, p. 14.2.
- White, E. G. (1864). Spiritual Gifts, vol. 4b.